top of page
  • Foto do escritorJean Paul Villacis

O “MAS” e o impacto no seu trabalho e no seu cotidiano.

A palavra “MAS”, por ser uma conjunção adversativa, é usada para transmitir ideia de oposição ou adversidade. Ela pode ser substituída pelas conjunções, porém, todavia, contudo, entretanto, no entanto e não obstante.

Como nome masculino, “MAS” tem o significado de Defeito, falha ou imperfeição. Exemplo: A casa só tinha um mas - era pequena.


No dia a dia é muito comum escutar essa palavra. Muitas vezes, pode ser usada ou interpretada como o preâmbulo para criar uma justificativa, fugir de um assunto ou até transferir uma responsabilidade.


Dada a importância que tem a gestão da emoção, o autoconhecimento, e inteligência emocional, relacionei 3 emoções que tem um impacto negativo significativo no desempenho profissional e no cotidiano, são elas:


MAS: Medo, Ansiedade, Stress.

Podemos nos perguntar, se quando usamos a palavra “mas”, por trás do uso dessa palavra, estamos agindo em função a uma dessas emoções.


E cabe nos perguntar: qual é o impacto de cada uma delas?


Medo:

O medo segundo alguns autores, é uma das emoções consideradas negativas. O medo consiste em um sinal que adverte de que se aproxima um perigo ou desafio, uma situação complexa ou algo que pode envolver um dano físico ou psicológico.


Segundo alguns especialistas, os efeitos fisiológicos do medo podem ser: Aumento da frequência cardíaca, aumento da força contrátil cardíaca, aumento da tensão muscular, aumento da frequência respiratória (respiração artificial e irregular), sensação de rigidez.



Ansiedade:

É uma situação de agitação e inquietação, semelhante ao medo. A diferença entre ansiedade e medo consiste na reação do medo que é produzido diante de um perigo real e a reação é proporcional a ele, enquanto a ansiedade é desproporcionalmente intensa.


Os efeitos e sintomas subjetivos da ansiedade são: tensão, nervosismo, desconforto, preocupação, apreensão e, inclusive, podem levar a sentimentos de pavor ou pânico, dificuldades em manter à atenção e a concentração, juntamente com pensamentos do tipo intrusivos.


Stress:



Diante de uma rotina cheia de responsabilidades e inseguranças o estresse se tornou presente em grande parte da população e passou ser conhecido como a “Doença do Século XXI”. O stress é uma resposta fisiológica e comportamental normal a algo que aconteceu ou está para acontecer que nos faz sentir ameaçados ou que, de alguma forma, perturba o nosso equilíbrio.

 

Refletir, sobre a emoção que temos quando utilizamos a palavra MAS, possivelmente pode ser mais uma alternativa, para desenvolver nossa capacidade de gerir as nossas emoções e desenvolver nossa inteligência emocional.

70 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page